sábado, 16 de maio de 2009

Ervas no Alentejo



O fim-de-semana na herdade da Marmeleira foi bastante interessante, ensinei e aprendi, como sempre nos meus cursos, aprendi sobretudo no sábado com o mestre José Salgueiro na feira de ervas alimentares de Orada, perto de Borba na qual espero participar no próximo ano.


O Alentejo, lindo como sempre nesta época do ano, tranbordante de escarlate aveludado das papoilas, o azul céu das borragens deu lugar agora ao voo delicado das papoilas, ao roxo das soagens, salpicado por tufos de amarelo dourado do hipericão, campos de cereais dançando na luz morna do fim de tarde alentejano...


Entre provas de sopas de cardos e beldroegas, o sábado deslizou até à chegado dos ranchos folcolóricos, as pálpebras começaram a dar sinais de que seriam horas de recolher...e lá fomos entre estrelas e oliveiras até à herdade da Marmeleira, onde nos esperava um domingo com mais plantas, e passeios no campo à volta da herdade.Este lugar tem algo de mágico e não é só o bom gosto e a simplicidade dos seus donos, com toda a energia criativa e artística qua a envolvem, é Évoramente sempre presente na linha do horizonte e é talvez um passado pré-histórico de cultos e rituais, uma força telúrica forte que abraça este espaço, onde é díficil não sentir a doce carícia da Mãe -Terra. Gostei. Obrigada.Qualquer dia volto.


1 comentário:

  1. Olá Fernanda!

    Nós também gostámos imenso deste fim de semana. Obrigada pela tua boa disposição e partilha de conhecimentos!

    Carla e Nuno

    ResponderEliminar