domingo, 8 de setembro de 2013

A agenda de 2014 sobre Plantas Medicinais, ervas silvestres e flores comestíveis






Este é um dos artigos que figura na minha agenda de 2014 e que irei partilhando alguns aqui neste blogue, só para vos abrir o apetite e me virem espreitar mais vezes.

 
Aqui fica uma informação que poderá ser útil nesta época do ano em que os chorões já apresentam o fruto maduro, provem alguns e aproveitem para arrancarem o que puderem.

Chorão–das-praias Carpobrotus edulis  Aizoácea
O chorão- das-praias é uma planta, rastejante de folhas carnudas, cujos caules podem atingir vários metros de comprimento. O seu nome deriva do grego e significa fruto comestível.
É oriunda da região do Cabo, na África do sul e foi introduzida no nosso país como planta ornamental e para fixar dunas e taludes. No entanto devido ao seu rápido crescimento e à grande quantidade de sementes que produz e que são ingeridas por vários roedores que assim a dispersam, compete com a nossa flora autóctone, erradicando algumas espécies e colocando em perigo a biodiversidade do nosso país. É portanto uma planta que tem causado vários problemas ecológicos.
É considerada uma planta exótica pela flora-on.pt , e uma planta invasora pela www.uc.pt/invasoras.
No entanto o fruto maduro, fazendo lembrar um figo, é comestível, sendo bastante utilizado no seu país de origem, em compotas ou simplesmente cru para refrescar e impedir a desidratação. Tem propriedades  antioxidantes e antibacterianas.

3 comentários:

  1. Viva,
    Que informação tão interessante (aliás, como sempre!) Assim fico com esperança que, ao ser partilhado este pormenor sobre uma invasora tão comum no nosso país, o seu impacto negativo nos nossos ecossistemas seja reduzido.
    Adorei saber e continuarei a acompanhar as suas excelentes partilhas!

    Um abraço,
    faroleco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Fernanda;

    Nunca imaginava que este fruto fosse comestível!

    Obrigada pela partilha.

    http://aoabrigodaclaridade.blogspot.com

    Maria Guida Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Aguardo que me informe quando estiver à venda. Tenho as dos anos anteriores :).

    ResponderEliminar