terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pinceladas de vermelho nos dias cinzentos

 Os delicados recortes dos pelargónios, exibindo a sua penugem na manhã chuvosa, nos dias cinzentos.Enquanto a chuva dura, dura e fria, os dias cinzentos deixam pinceladas de vermelho no meu quintal.Chamam a atenção de alguns pássaros que se esqueceram de emigrar.


 Os brincos de princesa ou Fuschias também não gostaram do vento forte e frio e espalharam as suas pétalas entre o verde viçoso das urtigas que abundam no quintal.

 Em duas semanas, ou melhor em dois dias desapareceram todas as flores da salva ananás (Salvia elegans) que ficou muito desilegante, com ar triste e todas as folhas queimadas, sei que vai recuperar assim que o vento amaine e os dias aqueçam.

As vincas tinham começado a desabrochar enganadas por algum raiozito de sol  tímido em tempos de invernia. Acho que se assustaram com tanto vento, elas que até gostam das agruras do inverno.


 Pilriteiro (Crataegus sp) no quintal da vizinha

Tanto as folhas como as flores ou as bagas apresentam propriedades medicinais.As bagas  fortemente anti-oxidantes protegem o tecido celular e fortificam os tecidos do coração.
Contém ainda flavonóides (rutina e quercitina), tirterpenóides, glicósidos cianogénicos, aminas, trimetilamina, só nas flores, polifenóis, cumarinas e taninos, histamina e vitamina C.

Propriedades

O pirliteiro é utilizado para tratar uma variedade de problemas cardíacos e de circulação sanguínea, o alto teor em bioflavonóides relaxam e dilatam as artérias, sobretudo as coronárias e periféricas,isto aumenta a irrigação sanguínea do músculo cardíaco e atenua os sintomas da angina de peito,os bioflavonóides também são anti-oxidantes o que evita ou reduz a degeneração dos vasos sanguíneos.
Uma das características extraordinárias desta árvore é a sua acção normalizadora do batimento cardíaco sendo portanto muito útil no tratamento de arritmia, tonifica o coração,sendo uma grande ajuda em casos de corações cansados e debilitados por exemplo depois de intervenções cirúrgicas, ajudando também a regular e equilibrar a tensão arterial, age de uma forma eficaz e segura mas não agressiva, é também vasodilatador de uma forma suave, o chá feito com as folhas e tomado regularmente(duas a três chávenas por dia) durante um ou dois meses, protege o coração,  melhora a circulação,estabiliza os níveis de colagénio e tem uma acção ligeiramente adstringente,combate a arteriosclerose, em forma de gargarejos alívia dores de garganta, combinado com o gingko biloba, melhora a memória ao estimular a circulação sanguínea do cérebro fazendo aumentar a quantidade de oxigénio que lhe fornece, combate ainda problemas de insónias de origem nervosa.

Jardim

Não sendo uma árvore de grande porte, é uma árvore robusta , sem grandes exigências a nível de tipo de solo,bonita e de grande utilidade,podendo plantá-la como sebe ou simplesmente como árvore decorativa.

As bonitas folhas recortadas do pirleiteiro algo semelhantes às folhas do carvalho ficam muito bonitas na decoração das saladas de cenoura ou beterraba., o sabor das folhas é muito leve e delicado.Estas folhas combinam ainda muito bem na salada de batata.

Receita:
Vinho de pirliteiro
2 quilos de bagas (pirlitos), 1 limão, 2 laranjas, 1quilo de açucar amarelo, 5 litros de água a ferver, fermento.

Colocar as bagas numa bacia e verter-lhe em cima a água a ferver,tapar e deixar ficar durante uma semana, mexendo todos os dias.Passada uma semana retirar as bagas e coar, juntando então a este líquido o açucar préviamente derretido com um pouco de água, uma vez arrefecida esta mistura, junta-se o fermento, volta a tapar-se e deixa-se repousar 24 horas após as quais se tranfere a mistura para um recepiente próprio de fermentação de vinho.

Marmelada de pirlitos:
1 quilo de pirlitos, sumo de um limão, 1/5 litro de água, açucar.
Depois de retirados todos os ramos, colocar as bagas numa panela com a água e o sumo de limão, ferver em lume brando durante 45 minutos,retirar do lume e deixar a coar durante a noite, no dia seguinte retirar a polpa, pesar o líquido e calcular 450 gramos de

5 comentários:

  1. Uso há anos o pilriteiro como norrnotensor com excelentes resultados. Chamo a atenção para o modo de preparação indicado, o "vinho de pilriteiro" que é totalmente inviável de preparar e que tem grandes problemas de conservação. A preparação a frio, "tintura", é a forma mais prática e eficaz, podendo usar-se para a maceração (em álcool alimentar 99º) o fruto fresco e se em vodka (40º) as bagas secas e trituradas bem como as flores secas. Conserva propriedades por dois anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Luís, tens razão, essa não é a melhor forma de consumir o pilriteiro, (sabes que é correto dizer pilriteiro ou pirliteiro'?).Em tintura é bem mais eficaz. A manhã que tem 81 anos não toma medicamento nenhum a não ser CORIEGUS umas cápsulas à base de pilriteiro, alho e folha de oliveira.Tem a tensão e o colesterol excelentes para idade e o tipo de vida e alimentação que leva.

      Eliminar
  2. Pirliteiro? Tenho de ver se encontro à venda! Gosto de arbustos com bagas vermelhas e se são comestíveis melhor ainda.

    ResponderEliminar
  3. Olá Fernanda...
    Com as bagas de Pilriteiro também se faz um excelente licor..
    E o Pilriteiro é usado como porta-enxertos para as Pereiras.

    Um abraço

    João Carlos

    ResponderEliminar
  4. Bom dia D. Fernanda

    Pode fornecer o resto da receita da marmelada de pirliteiro sff?

    Aguardo resposta

    Cumprimentos,
    Diana Cruz

    ResponderEliminar