quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Aqui fica o Link para o programa Agora Nós onde falei de algumas plantas associadas ao amor e ao romantismo. Fica também a informação sobre o passeio botânico em Sintra dia 22 de fevereiro



http://www.rtp.pt/play/p1629/agora-nos




1 comentário:

  1. Bom dia,

    chamaram-me a atenção para a sua participação num programa matinal.
    Muito haveria a dizer, com certeza, mas vou-me centrar em alguns tópicos principais, não com o intuito de ofender ou criticar, mas como uma crítica construtiva, que a leve a melhorar as próximas participações.
    1- O alho é tóxico para os animais. Causa-lhes anemias hemolíticas. Por isso nem em coleiras (que os cães podem facilmente roer, sendo do material apresentado no programa) nem (muito menos) na comida. Não deve ser usado nem como desparasitante externo nem interno. COmo "desparasitante" interno, como disse um colega meu quando viu a sua prestação, realmente mata os parasitas internos... porque mata também o hospedeiro!
    2- Os animais não sabem que plantas são "tóxicas" e quais não são, e não se afastam instintivamente das que são tóxicas para si. Prova disso é os inúmeros animais intoxicados por plantas que eu e os meus colegas atendemos anualmente.
    3- Animais atópicos... por onde começar? Se, por um lado, as plantas de que fala podem ter propriedades calmantes (a malva, por ex, eu sei que as tem), por outro um animal atópico é um problema à parte, não é um animal que tem apenas uma irritação cutânea, uma ferida, seja o que for, mas que é saudável. Um animal atópico, muitas vezes, é alérgico à grande maioria dessas plantas. Por isso, ao estar a "tratá-lo" com essas decoções, está, na realidade, a piorá-las. Por isso, da próxima vez, por favor, aconselhe, se assim o entender, essas plantas para limpar, desinfectar e desinflamar a pele de animais sem problemas imunitários mas deixe os atópicos de lado... e a cargo que quem sabe tratá-los
    De resto, tenha um bom dia

    Drª Diana Marinheiro
    C.P 2799

    ResponderEliminar