quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Plantas para tratar depressões, estados de ansiedade, insónias, enxaquecas, etc. Na "A TARDE É SUA" COM FÁTIMA LOPES

 PASSIFLORA, CRATAEGUS E CAMOMILAS










http://www.tvi.iol.pt/programa/a-tarde-e-sua/53c6b3883004dc006243ce59/videos/--/ates--videos/video/5602c11b0cf250045a6b0536/2



Plantas para tratar e nutrir o sistema nervoso e problemas com ele relacionados como o stress, a ansiedade, irritabilidade, dores de cabeça, insónias ou depressão.
Infelizmente Portugal é um dos maiores consumidores de ansiolíticos e antidepressivos da Europa, usa-se e abusa-se destes fármacos sem medir as consequências  e as contraindicações a vários níveis, as mais comuns são a sonolência, a perda de memória e de concentração.
Existem no entanto várias soluções no fantástico reino das plantas. As plantas nutrem e revitalizam o organismo sem tantos efeitos adversos como os fármacos de síntese.
Podemos tomá-las em infusões, em cápsulas ou usando os óleos essenciais em massagens relaxantes, ou podemos simplesmente embrenharmo-nos no meio delas e deixarmo-nos embalar pela tranquilidade que o verde inspira.
As plantas mais utilizadas pelas suas conhecidas propriedades relaxantes do sistema nervoso são a Tilia, proveniente das flores desta bonita e frondosa árvore. A tília é um bom anti-espasmódico, aliviando tensão e dores de cabeça. Ajuda a acalmar, estimula o sono, tem uma ação suave ajudando  a tratar palpitações nervosas em casos  de ataques de pânico. Em casos de hipertensão, sobretudo se esta for de origem nervosa, a tília pode funcionar como hipotensor.
 A Erva-cidreira também conhecida por melissa é outro excelente calmante do sistema nervoso sobretudo quando este provoca distúrbios digestivos,  alivia palpitações e alterações cardíacas.
É ao mesmo tempo um tónico e um relaxante para a ansiedade, ajuda em casos de depressão ligeira. Tomar 2 a 3 chávenas de infusão por dia feitas com a planta fresca ou seca.
Dizem que tomar cidreira com regularidade aumenta a longevidade.
Alfazema trata dores de cabeça de origem nervosa pela sua ação anti-espasmódica,
 sedativae e relaxante. Pode tomar-se uma infusão das flores ou colocar uma saqueta de alfazema (flores e folhas debaixo das almofadas para ajudar a dormir. Diminui a irritabilidade.
Com o óleo essencial de alfazema diluído num óleo vegetal (grainha-de-uva, sésamo, azeite, abacate, girassol, etc), pode confecionar um agradável óleo de massagem antisstress. Muito útil em bebes nervosos e crianças hiperativas.
O hidrolato de alfazema aspergido numa sala de aula onde há muita agitação, pode ser uma boa solução.
 Camomila calmante do sistema nervoso e digestivo, muito usada em crianças pela sua ação suavizante e antiespasmódica.
Usa-se essencialmente em forma de infusão ou na água do banho.
Hiperição um antidepressivo  e ansiolítico por excelência, melhora o sono e reduz a ansiedade. Não causa habituação. Um dos remédios naturais mais vendidos em extrato, em cápsulas ou em infusão. Bonita e fácil de cultivar nos nossos jardins,

Tradicionalmente era usado para tratar distúrbios emocionais e nervosos e era tão eficaz que se acreditava que afastava os demónios, colhia-se no São João o que deu origem ao seu nome popular de erva-de são-joão.
Se a depressão estiver associada a ansiedade pode combinar hipericão e passiflora (flor de maracujá)
Caso esteja associada a insónias pode tomar o hipericão com Valeriana.
Valeriana – Uma das melhores plantas para tratar as insónias, cansaço, palpitações cardíacas. Melhora o humor e a concentração. Melhora a qualidade do sono e não cria habituação. Alivia ansiedade crónica e hiperatividade
È usada também para quem quer deixar de fumar já que reduz a ansiedade e o nervosismo.
É uma bonita planta de jardim, as partes  utilizadas são as raízes.
Foi usada na 2º guerra mundial para acalmar o stress causado pelos bombardeamentos.
Flor de maracujá ou Passiflora  útil para combater o stresse, a ansiedade e o desmane de ansiolíticos  e hipnóticos convencionais, mais eficaz para este efeito se for associada ao pilriteiro.
Toma-se em gotas, em cápsulas ou em infusão.
Flor-de laranjeira o óleo essencial de laranjeira amarga conhecido por nerol e a água de flor de laranjeira são excelentes sedativos.
A infusão das flores é um remédio tradicional para as insónias e estados de ansiedade.
As flores maceradas em azeite ou outro óleo vegetal, constituem um e agradável  e relaxante óleo de massagem.
Pilriteiro ou Crataegus ou espinheiro branco
Excelente ansiolítico, melhora a qualidade do sono, da memória e da circulação cerebral. Alivia enxaquecas e cansaço nervoso.
Regulariza o ritmo cardíaco e trata insuficiência cardíaca crónica.
Usam-se as bagas, folhas e flores em infusão, cápsulas ou extratos.

Sem comentários:

Enviar um comentário