domingo, 11 de outubro de 2015

A Oliveira (Olea europaea) | Portal do Jardim.com

A Oliveira (Olea europaea) | Portal do Jardim.com



Há uns dias atrás andava eu por terras algarvias, mais propriamente Algoz, quando um amigo me alertou para o facto de que na escola pública EB 2,3 desta vila existia uma oliveira classificada.
E lá fui eu,  na hora do pôr-do-sol em busca de uma das oliveiras mais antigas do país, 1500 anos. http://www.icnf.pt/portal/florestas/ArvoresFicha?Processo=KNJ1/341&Concelho=&Freguesia=&Distrito=
Entrei na escola e lá estava ela, robusta, com o tronco bem polido, um tronco que já eram dois mas que continuavam unidos por ramos que eram braços sustentando a sua longevidade em formas retorcidas e esculpidas pelo tempo, muito tempo.
Estar perante um ser vivo que já cá estava muito antes de todos nós, agita qualquer coisa dentro de nós, como se nos obrigasse a relativizar tudo. O céu seria o mesmo mas pouco, muito pouco dele lhe era permitido ver agora, rodeada de cimento por todos os lados.
Acho que gosta da presença das crianças, talvez até lhes conte alguns segredos, quem sabe, assim elas estejam predispostas a escutar a voz de uma velha e com certeza sábia oliveira. Histórias para contar não lhe faltarão.

2 comentários:

  1. gosto desta perspectiva e de saber que há uma oliveira com 1500 anos !!

    ResponderEliminar
  2. Haverá melhor lugar para uma velha sábia oliveira do que estar numa escola rodeada de crianças? Assim elas também lhe saibam dar o devido valor e respeito. Vivam as oliveiras :)

    http://momentosmagic.blogspot.pt/2013/11/a-libertacao.html
    Neste momento esta já não existe, mas ficam para sempre as memórias de horas bem passadas à sua sombra!

    ResponderEliminar