terça-feira, 21 de agosto de 2018

Levantando o véu da agenda de 2019 "Plantas Medicinais Tropicais" . Na RTP 1 com José Pedro Vasconcelos




O que é afinal uma planta exótica ou uma planta invasora?
Muitas das plantas que hoje conhecemos e utilizamos como plantas ornamentais nas nossas casa e jardins, são plantas que foram trazidas de outros países nessa que foi a grande viagem das plantas na primeira globalização a partir do século XV.
Esse é o tema da minha agenda de 2019 , que cumpre 10 anos de vida e que vai talvez fechar o ciclo português e internacionalizar-se a partir da 11ª edição.


Escolhi algumas plantas conhecidas em Portugal mas também no Brasil e em África e que têm nos seus países de origem muitas vezes usos qie aqui desconhecemos como é o caso das Begónias que se usam na culinária as suas folhas e flores e ainda em infusãa como anti-inflamatório.
Depois temos a erva-príncipe tão comum entre nós mas que no Brasil se chama capim limão ou capim santo, na Guiné é conhecida por Belgate e em Angola por Chá de Caxinde, em Cabo Verde, sabes?. Bom digestivo mas no Brasil é tb usado nos rituais do cadomblé.
As folhas da Anoneira ou da Goiabeira são muito usadas em São Tomé para tratar a diarreia e também para o mesmo fim, o seu fruto com sal.
A Lantana muito invasora em Portugal, Açores e Madeira mas muito útil para atrair polinizadores, comem-se as flores e faz-se chá com as folhas, no Brasil onde tem o nome de Cambará fazem um xarope com flores e folhas para tratar rouquidão e gripe.
O Açai que está tão na moda e que é riquíssimo em vitaminas e antioxidantes e se consome em forma de polpa, é o fruto de uma palmeira.

A graviola chama-se sape-sape em São Tomé é uma prima das anonas.
As boas-noites também conhecidas por Mirabilis são muito invasoras mas lindas, perfumadas e sempre em flor, só desaparecem no pico do inverno. Usam-se as flores, folhas e raízes para tratar problemas de pele e também em uso interno para tratar vermes intestinais e como antimicrobianas.

Sem comentários:

Enviar um comentário