terça-feira, 10 de julho de 2012

AQUI FICA MAIS UM FILME A NÃO PERDER VANDANA SHIVA

 VANDANA SHIVA

 Um grande exemplo de luta, perseverança, clareza, inteligência de uma das mulheres que maia admiro.

http://vimeo.com/45069821

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Novidades de lua-cheia de junho

Do lugar onde estive sentada o dia inteiro, olho pela milésima vez para o jardim do outro lado do vidro e vejo a pobre da ameixeira tentando segurar os seus frutos enquanto a ventania impiedosa a sacode.Olho de novo, olho melhor e entre os ramos parece ter brotado uma nova ameixa, brilhando como uma pérola, iluminando os ramos e a a janela, luzindo como um pirilampo gigante indiferente ao vento.
É a lua-cheia assobiando doces canções de embalar.
Um pouco mais tarde o vento amainou, enfeitiçado pelo luar, recolheu-se tranquilo nos braços da noite.
No jardim tudo é silêncio e lua cheia.

De dentro de mim transbordam palavras vegetais, sésamo e quinoa, amaranto e sarraceno, papoilas e verbenas, espelta e cânhamo, são algumas das plantas que poderão conhecer melhor na minha nova agenda 2013 "Plantas medicinais, o valor das sementes", nas bancas já a finais de agosto.

Deixo-vos algumas fotos e excertos dos respetivos artigos para abrir o apetite.

Prunus lunaris


Alcaçuz
 

Alfafa


Salvia-esclareia

Anis

Amaranto



                                                                                                        
 ALFAFA
 O seu alto teor vitamínico faz dela um excelente remineralizante do organismo muito útil em casos de convalescença e anemia, aumentando a vitalidade e o bem-estar físico e emocional, a vitamina K que se destaca, tem uma ação anti-hemorrágica. É estrogénica sendo recomendada no tratamento de problemas associados á menopausa.
É ainda útil no tratamento da osteoporose, consolidação de fraturas e fortalecendo os ossos e os dentes.


                  ALCAÇUZ
Tem uma ação anti-viral contra vários tipos de vírus incluindo VIH, herpes ou hepatites. Protege o fígado, podendo ser usado em casos de cirrose e hepatite crónica.
Estimula o sistema imunitário e pode aumentar os níveis de estrogénio nas mulheres.
É expectorante, antitússico, mucoprotector, laxante suave. Calmante do aparelho digestivo, aliviando problemas de úlceras de estômago, gastrites, acidez e aftas.


           SALVIA-ESCLAREIA
A sua maior utilização é no tratamento de problemas associados à menopausa pois aumenta os níveis de estrogénio, podendo ser muito útil para tratar afrontamentos e suores noturnos,indigestões e dores menstruais, agindo como tónico e calmante do aparelho ginecológico.


                        ANIS
Também conhecido por anis-verde ou erva-doce, esta planta é facilmente confundida com o funcho (Foeniculum vulgare) também da mesma família e com propriedades semelhantes.
Muito utilizado para combater as cólicas nos bebés devido à sua ação espasmolítica e antiflatulenta, combate gases intestinais e outros problemas associados ao aparelho digestivo sobretudo em bebés e crianças.


                 AMARANTO
Não é considerado um cereal como as outras Gramíneas (trigo, aveia, centeio, etc.) mas sim um pseudo-cereal como o trigo-sarraceno ou a quinoa. Cada planta produz grande quantidade de grão que têm um elevadíssimo e muito completo valor nutritivo e não necessita de muita água para o seu cultivo.