quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Fernanda Botelho // Capuchinhas e seus segredos



É muito rica em vitamina C, glicocinolatos,ácido fosfórico e oxálico, enzimas e componentes antibióticos que não afectam a flora intestinal.
Uma infusão feita com as folhas frescas é muito útil na iliminação de tosse, catarro e bronquite, desobstrói as vias nasais e ajuda a iliminar expectoração.
Uma infusão de folhas e flores aumentam a resistência a infecções bacterianas e pode também ser utilizada externamente na desinfecção de feridas.
Útil ainda em lavagens para curar pequenas infecções genitais e urinárias.
Existem estudos que comprovam que as chagas ajudam a promover a formação de células vermelhas ajudando assim a combater a anemia

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Fernanda Botelho // Verbena. Depressão, estados de ansiedade, exaustão nervosa...




Robusta, resiliente e persistente é esta verbena que me nasce em tudo quanto é canto escondido entre muros e lajes. De aparência frágil mas na verdade as suas folhas e caules são quase coriáceas de tão resistentes que são.
Tem uma ação anti-inflamatória e adstringente sendo usada em casos de infeções respiratórias, tosse e bronquite, ansiedade, irritabilidade, insónias e enxaquecas. Recomendas em casos de exaustão nervosa. É também aconselhada em casos de problemas digestivos como estimulante amargo para o apetite melhorando a absorção dos nutrientes. Melhora a função do fígado e da vesícula. Útil no tratamento de diarreia, disenteria e obstipação.
Em infusão morna é usada no tratamento de gota e retenção de líquidos devido à sua ação diurética.
Uma infusão quente reduz a febre.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Fernanda Botelho // Alfavaca de Cobra e Milefólio. Hemorróidas, infeções urinárias, folhas comestíveis. O milefólio é cicatrizante, antiespasmódico, refrescante, tónico amargo da digestão....



O nome Achillea deve-se ao herói grego Aquiles que muito a utilizava para curar os ferimentos de guerra dos seus soldados.

Era também conhecida dos Celtas que a utilizavam nos seus rituais de colheitas.

Os antigos Chineses usavam os caules do milefólio nas consultas ao seu livro sagrado de oráculos “I Ching”.

Na Europa foi muito utilizada nas práticas de bruxaria e nas poções mágicas contra o mau-olhado, para atrair noivo, induzir a clarividência; acreditava-se que quem trouxesse consigo um amuleto de milefólio, viveria feliz com o seu parceiro durante sete anos e afastava todos os medos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

A salva para tratar problemas da boca, das gengivas e da garganta. Para afrontamentos, suores noturnos e outros problemas hormonais relacionados com a menopausa.

 Aqui está a salva para nos salvar a todos.


Para tratar infecções da garganta, boca e gengivas, onde pode ser tomada em forma de chá, misturada com calêndula ou macerada em vinagre de cidra utilizada em gargarejos contra as amigdalites, faringites e úlceras da boca. Cura constipações e gripes, o ácido fenólico é anti-bacteriano, anti-microbiano e anti-inflamatório. A tujona é um forte anti-séptico e carminativo. E tem ainda uma acção estrogénia, responsável pelo efeito hormonal reduzindo a produção de leite materno. Alivia espasmos musculares. Ajuda a regular a menstruação combatendo a dores e os espasmos. É um tónico digestivo e alivia sintomas de diarreia. Equilibra o sistema nervoso e é útil no tratamento de vários problemas da menopausa, reduzindo, por exemplo, a sudação e os afrontamentos ajudando o organismo a adaptar-se às alterações próprias desta fase. Uma ou duas folhas frescas mastigadas depois das refeições refrescam o hálito e estimulam a produção de sucos digestivos. É ainda útil para aliviar e desinflamar o efeito das picadas de insectos, em forma de compressas feitas cm uma infusão ou as folhas aplicadas directamente. Pode ainda ser utilizada no tratamento da asma sob a forma de chá.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Fernanda Botelho // Framboeseiro. Uma das grandes plantas das grávidas



A folha do framboeseiro tem uma forte ação adstringente devido aos taninos, sendo muito utilizada para combater a diarreia nas crianças. Uma infusão forte das mesmas é ainda muito útil em forma de gargarejos para tratar inflamações da boca e gengivas; ainda em infusão é útil para tratar outras inflamações orofaríngeas, das vias respiratórias e do aparelho urinário; em lavagens, para tratar conjuntivites e infecções vaginais; ainda em uso externo, para limpar e desinfetar feridas, infecções cutâneas e úlceras.

As principais propriedades das folhas de framboeseiro, devido a um constituinte chamado fragina que apresenta uma ação tónica do útero, elastificando-o e relaxando ao mesmo tempo os seus músculos, preparando assim as futuras mamãs para um parto mais fácil. Para tal, deve ser tomada uma infusão três vezes ao dia a partir do 6º ou 7º mês de gravidez. Depois do parto poderá continuar a tomar juntamente com urtigas, que para além de contribuírem para a produção do leite materno, ajudam no combate a hemorragias internas e possíveis anemias.

Os frutos são muito utilizados em doces e compotas e têm uma ação laxativa e diurética.
É também útil no tratamento do reumatismo e gota.
Na China os frutos são utilizados para combater a incontinência urinária.