terça-feira, 29 de maio de 2012

Inspiraçoes Holandesas

Voltei da Holanda há duas semanas e fui luminosamente acolhida pelo meu jardim repleto de pirilampos.
Aquela chuva que tanto me alegrou antes de me ir embora seguida de  dias muito quentes que se fizeram sentir na minha ausência provocaram nas plantas uma vontade desmesurada de crescer. E o foi o que fizeram as madressilvas e os jasmins, o sabugueiro e as passifloras, o lúpulo e as pervincas, os papiros e os bambus, as sálvias e as alfazemas, os milefólios e as mentas, o abacateiro e a ameixeira carregadinha de ameixas, os kiwis a transbordar de botões quase, quase a desabrochar com umas hastes que roçam o céu e o telhado do vizinho.
Nestes 40m2 de biodiversidade tenho agora uma selva que confesso não me desagradar totalmente.Imaginem que até a rã parece ter duplicado o tamanho ou se calhar é outra.

Artigos sobre os jardins da Holanda ainda não escrevi mas entre o jardim botânico de Amesterdão e o de Leiden, Keukenhoff e Floriade muita coisa haverá a dizer, little by little.

Outro jardim vertical, este com ferro, não sei se as plantas gostam muito de ferrugem mas suspeito que não.

O melhor de Keukenhof é sentar-se na relva, descalçar-se e piquenicar encostada a uma árvore enquanto se observam os turistas apressados com os autocarros à espera.
Um túnel que um dia hei-de vir a ter no meu quintal.
Outro elegante cadeirão que fiquei com vontade de adaptar às dimensões do meu jardim, este é na Floriade.










Keukenhof

Gostei das sebes vivas de salix e vimes na Floriade, gostei do bosque e do pequeno jardim com camisolas tricotadas nas árvores, gostei do yurt e das casas e muros com fardos de palha e adobe.Gostei das variadíssimas hortas verticais.Vim de lá muito inspirada e com vontade de ter mais tempo para o meu jardim.
Para já fico-me com o conforto criativo das fotos.

1 comentário: