segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Busy and peacefull summer in the garden




Esta manhã ao abrir a porta da cozinha que dá para um pequeno quadrado de jardim, eis que quase me entraram em casa, bandos de leves e delicadas borboletas brancas que dançavam, pousavam, voltavam a voar como que numa matinal embriaguez, seria o doce perfume da budleia? Era com certeza.
Depois, juntaram.-se a elas outras borboletas castanhas, cor-de-laranja, tamanhos vários, e ainda insetos estranhos com ar de mini-colibris, abelhas e abelhões.Até os pássaros, uns patamares mais acima lhes fizeram companhia afinando a voz enquanto debicavam o que resta das bagas de sabugueiro.


Em Bali acreditam que borboletas brancas são auspiciosas, abençoadas sejam e que esta visita seja portadora de boas notícias.

Mas nem só de borboletas e budleias vive o meu jardim de agosto, os cosmos com toda a sua graciosidade vão florindo meses a fio num ciclo de vida e morte cheio de encanto e abundante oferta de pólen e nectar  para os insetos ávidos de comida despoluída e nutritiva.









Os tupinambos de carácter bastante invasor tal como os solidagos, vão aparecendo nos locais mais improváveis conquistando a minha objectiva com as suas comestíveis pétalas amarelo-dourado.já os avisei para terem calma e não se dispersaram tanto, mas não me ligaram nenhuma.





Os nenúfares de flores luminosas cor de limão vão emergindo da lama radiantes, abrindo-se quase vaidosos, à luz do dia que os acolhe cúmplice.


As alvas flores de milefólio pintam o jardim de serenidade.Tudo é paz, calor e chilrear de pássaros.


O anho-casto exibe ele também a exuberância lilás dos seus cachos, que a julgar pela quantidade de insetos que o visitam, devem estar também saturados de doces manjares.



O calor abre as vagens da salgueirinha expondo as suas sementes e enrolando as cascas em finas fibras que se tornam luminosas, quase incandescentes, quais frágeis teias de luz.






As aranhas voltaram adivinhando já o outono que se aproxima, tempo de belíssimas teias gigantes, de maçãs reinetas, marmelos e romãs.