quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O Castanheiro-da-Índia Tira-me do Sério

O Castanheiro-da-Índia Tira-me do Sério

E a mim fascina-me, assim como muitas outras árvores imponentes.











Os castanheiros podem viver muitos anos e em alguns casos atingir 1000 anos de vida, com a idade, o tronco torna-se oco.
Julgo existir ainda na Secília, nas encostas do Etna, um castanheiro cujo tronco servia de abrigo a um rebanho de ovelhas e que segundo contavam os camponeses teria cerca de 4000 anos.
O castanheiro-cumum (Castanea sativa) é da família das Fagáceas onde também pertencem os carvalhos e as faias e não deve confundir-se com o castanheiro-da-Índia (Aesculus hippocastanum) que é da família das Hipocastanáceas e é mais plantado como árvore ornamental em parques e avenidas de belíssimas folhas palmadas e flores brancas manchadas de amarelo e vermelho, uma das primeiras a desabrochar na Primavera. As suas folhas apresentam no entanto propriedades muito semelhantes às do castanheiro cumum mas as castanhas são muito mais amargas e tóxicas.










1 comentário:

  1. Que fabulosas estas de céu e árvores. Tenho algumas do género mas confesso que adoro as suas.

    ResponderEliminar