quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Que plantas nos poderão a judar a economizar na farmácia, foi no dia 23 na RTP1 no programa"Agora nós"

Que plantas nos poderão ajudar a poupar dinheiro na farmácia?
Para onde vai grande parte da reforma dos nossos idosos? para a farmácia.
Há idosos que tomamam cerca de 20 comprimidos por dia e vivem num constante de sobressalto de se puderem enganar, o que acaba por acontecer muitas vezes; troca de medicamentos e os consequentes resultados que algumas vezes chegam mesmo a ser fatais.Isto não é qualidade de vida.É óbvio que nalgumas doenças mais graves são os próprios medicamentos que dão  quallidade de vida, mas em muitas outras situações criam uma depêndencia exagerada, passando a vida do idoso a girar á volta dos horários das tomas de medicamentos.E será que isso não tem solução???
Venha descobrir que plantas poderão ajudar a prevenir e evitar esta dependência de tanto fármaco.
Escolho em primeiro lugar o alho pelas suas múltiplas propriedades:É um excelente anticuagulante do sangue podendo substituir a meia aspirina diária para fluidificar o sangue e que tanta gente toma mas que obriga depois a tomar um outro comprimido para o estômago pois como é sabido o àcido acetisalicilico da aspirina irrita as mucosas do estômago.
O alho ajuda também a baixar os níveis de colesterol, é hipotensor, antiviral, antibateriano e antibiótico. Um excelente remédio para prevenir gripes e constipações. também é um forte desparasitante intestinal.Portanto comer um dente de alho cru por dia pode prevenir problemas de hipertensão, colesterol, arteriosclorose, bronquite, etc. Plínio-o Velho dizia que o alho era uma panaceia capz de curar cerca de 60 patologias diferentes. Pode-se toamar-se também em cápsulas, em pó, macerado em mel, ou em extrato alcoólico.
 Pode misturar alho com crataegus também conhecido por pilriteiro, e folha de oliveira

O Pilriteiro em infusão ou tintura ( Extrato alcoólico) é das melhores plantas para tratar problemas cardiacos, controlando a tensão arterial e fortalecendo o músculo cardiaco e melhorando a circulação.
A folha de oliveira é um remédio antigo e muito utilizada para baixar a tensão arterial e melhorar a circulação e pode também ser útil aos diabéticos pois ajuda a baixar os níveis de açucar no sangue
A flor de sabugueiro e o tomilho em xarope ou infusão também é um bom remedio para febres, gripes, tosse, constipaçõess.etc
O gengibre para melhorar a circulação, aliviar dores reumáticas, as frieiras, problemas de mãos e pés frios
 
 
 
A canela é um bom auxiliar da digestão, estimula a circulação, A canela aquece o organismo, estimula o sitema imunitário, também é aconselhada a diabéticos, baixa níveis de colesterol.
Compressas de couve aplicadas em articulações inflamadas ajudam a combater dores reumáticas e arteríticas por serem muito anti-inflamatórias.
 
.
Infusão ou tintura de urtigas ou de aipo devido à sua grande ação diurética, são muito úteis para tratar problemas de Gota, ácido úrico retenção de liquidos, etc

Curcuma ou Açafrão-das -Índias em pó tomado internamente ou usado na culinária é um dos melhores anti-oxidantes e anti-inflamatórios, anticancerigeno, estimula e proteje o fígado.e alivia dores reumáticas.
Alcachofra e cardo mariano;grandes protetores e regeneradores do fígado.
Pevides de abóbora  para prevenir problemas da próstata
Consumir mais sementes que são muito ricas em sais minerais incluindo cálcio, (especialmente as de chia), e vitaminas, menos carnes vermelhas, mais legumes e frutas frescos e biológicos, menos glúten e menos latícinios que causam grandes inflamações sobretudo a nível do intestino.
As malvas protegem as paredes interiores do estomago e intestino, sendo recomendados em úlceras de estômago, sindrome do cólon irritável e doença de Chron.Para além de serm ainda úteis em todo o tipo de irritações da pele, dermatites, eczema, psoríase, etc, conjuntivites...

A cidreirea para os Herpes labiais.


Todas estas indicações e mais algumas estão disponíveis no meu livro " As plantas e a saúde" Guia prático de remédios caseiros.