terça-feira, 6 de janeiro de 2015

"Agora Nós" Algumas plantas para depois das festas

Agora Nós

Estou no minuto 29 a falar e a mostrar algumas plantas para tratar o fígado. Se ficou com maus fígados depois das celebrações natalícias venha descobrir que plantas o poderão ajudar a recuperar dos excessos, a regenerar o seu fígado e o sistema digestivo e imunitário.

Durante a época natalícia, os excessos de gorduras fritas,alcool, açúcar e sal refinados,  muitas horas sentado à mesa sem se mexer vão ter consequências não apenas no nosso sistema digestivo, que é quem mais sofre, especialmente o fígado, mas também no sistema linfático que não consegue drenar tanta toxina e começa a fazer retenção de líquidos causando inchaço nas pernas e nos pés.

Como está mais frio e não nos alimentamos tão bem nesta quadra o sistema imunitário tende a ficar um pouco debilitado e com maior dificuldade em combater virus e por isso é  comum nesta época muita gente ficar engripado, com tosse, etc. Para as gripes, tosse, etc tomar infusões de tomilho ou salva, que, para além de serem plantas aromáticas de sabor agradável e muito usadas na culinária, podem e devem também ser tomadas como infusões digestivas e preventivas de gripes e constipações.

A equinácea em infusão, gotas ou comprimidos é uma das melhores plantas para fortalecer o sistema imunitário.

As, sementes de alfafa são um excelente purificante do sangue e estimulantes do sistema imunitário, ajudam a repor niveis de açúcar no sangue sendo muito util para diabéticos que reagem mal à insulina.
Ajuda a combater inflamações nas paredes internas do estômago protegendo contra ulceras e facilitanto a digestão.
São muito ricas em sais minerais e vitaminas. Devem tomar-se em germinados ou em cápsulas.
A raiz de dente-de-leão  ou de chicória, em decoção ( explicarei como se faz uma decoção e qual a diferença entre decoção e infusão), é outra excelente planta para tratar problemas do figado, estimulando a produção de bilis, as folhas de dente-de.leão em infusão são muito diuréticas e ricas em potássio, recomendadas para tratar retenção de liquidos.Outras excelentes plantas contra a retenção de liquidos são o aipo e as urtigas, portanto recomendadas como desintoxicante do organismo.


Curcuma
boldo (Plecthrantus barbatus)



Urtigas
Salva
Dente-de-leão


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Outro grande purificante é o LIMÃO, tomado em jejum com água morna
 
preferência com uma palhinha para não estragar o esmalte dos dentes.O limão restabelece o equilibrio pós natalício, também se utiliza em curas de emagrecimento pois ajuda a metabolizar gorduras acumuladas.
O funcho tomado em infusão das folhas ou decoção das sementes após as refeições, são um bom digestive ajudando a combater efeitos de flatulência.
As Malvas em infusão para inflamações do estômago e intestinos, revestem   estes orgãos de uma camada protetora, sendo muito útil até mesmo em problemas crónicos como sindrome do colon irritável ou doença de Chron, patologias que tendem a agravar-se sempre nesta época.

Sem comentários:

Enviar um comentário