segunda-feira, 14 de agosto de 2017

AGENDA DE PLANTAS MEDICINAIS " A SAÚDE NAS NOSSAS MÃOS "SÃO AS MÃOS QUE ESPELHAM E REFLETEM O DESLUMBRAMENTO DA ALMA. SÃO AS MÃOS QUE GUARDAM HISTÓRIAS E SEMENTES. SÃO AS MÃOS QUE CONTINUAM O TRABALHO DA TERRA COM AMOR E GRATIDÃO.

ESTÁ NA GRÁFICA A SER COZINHADA A MINHA AGENDA PARA O PRÓXIMO ANO QUE SERÁ O ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL MAS PODEM IR JÁ FAZENDO PLANOS PARA 2018 COM ESTA AGENDA/LIVRO CHEIA DE TEXTOS INSPIRADOS E INSPIRADORES.






Noveleiro Viburnum spp Caprifoleacea




O viburnum opulus também conhecido por bola de neve é uma grande planta medicinal nativa da América do Norte onde era tradicionalmente usado pelos índios para tratar problemas de dores e cãibras, devido à sua forte ação espasmolítica. É útil no alívio de dores menstruais, dores nevrálgicas, dores musculares, cólicas e síndrome do colon irritável. Utilizam-se as cascas em alcolatura ou decocção.

É um bonito arbusto ornamental que encontro com alguma frequência mais para norte do país.


Receita
Decocção de casca de noveleiro
Num recipiente ferva em lume brando 500ml de água e duas colheres de sopa de casca de noveleiro triturada ou cortada em pequenos pedaços, durante 15 minutos.
Deixar arrefecer e aplicar em compressas nas zonas afetadas.