quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Plantas medicinais, agenda 2018, amoras e roseira-brava e respetivas receitas de elixir bucal e vinagre de rosehip

Tempo de amoras e cinorródos de roseira-brava.
Aproveite, agarre nos cestos e na família e....cuidado com os picos.


amoras

  Amoras Rubus fruticosus Rosaceae
As amoras são essencialmente conhecida pelos seus frutos maduros muito utilizados em compotas e sobremesas, riquíssimos em vitamina C e antioxidantes.
As suas folhas tenrinhas como quase todas as folhas desta família das Rosáceas, ou seja, morangueiro, marmeleiro, agrimónia e muitas outras, são muito adstringentes e por isso mesmo, recomendadas em gargarejos para combater inflamações da boca e das gengivas.

Receita

Elixir bucal
Ferver 10 a 12 folhas tenras de silvas e 10 cravinhos-da-índia em meio litro de água durante 5 minutos.  Deixar repousar  meia hora, retirar as plantas e adicionar 7 gotas de óleo essencial de tea-tree (Melaleuca alternifolia). Guardar no frigorífico. Bochechar diluindo duas colheres de sopa em meia chávena de água quente.



Cinorródo de roseira-brava
Flores de roseira-brava



Roseira-brava Rosa canina Rosaceae
Umas das grandes fontes de vitamina C que pode ser consumida de várias formas.
Algumas,  pode confecionar em casa e utilizar ao longo do ano, sobretudo no inverno quando precisamos de reforçar o nosso sistema imunitário com doses extra de vitamina C.
No fim do verão estão prontos a ser colhidos os cinórrodos de roseira brava, pequenos, vermelhinhos, redondos ou ovais podem confundir-se com as bagas de pirliteiro sendo mesmo bastante comum encontra-los lado a lado no mesmo habitat. Caso isso aconteça não é muito grave pois estas também se podem consumir.

Receita
Lavar e retalhar estas bagas, retirando a pequena penugem que reveste o seu interior e que pode irritar a garganta, encher com elas um frasco, de seguida juntar vinagre. Levar ao lume em banho-maria durante meia hora. Deixar arrefecer, rotular e guardar.
Tomar 2 a 3 colheres de chá por dia diluídas em água morna ou fria ou usar para temperar saladas.