domingo, 7 de janeiro de 2018

FAÇA VOCÊ MESMO REMÉDIOS CASEIROS PARA OTITES, ROUQUIDÃO, GRIPE. ALHO; LIMÃO; CURCUMA; MEL; GENGIBRE





 O alho cru e esmagado liberta uma substância, a alicina, que parece ser um antibiótico mais forte que a própria penicilina ou a tetraciclina.



Estudos recentes provaram que o alho actua no organismo como um forte antioxidante e os seus composto sulfurosos têm uma acção anti-tumoral e protegem o corpo contra os efeitos da poluição e da nicotina. É ainda considerado rejuvenescedor e tónico.

Por ser um fluidificante do sangue, é útil na prevenção de AVCs, exercendo também sobre as veias um efeito vasodilatador.
Externamente, o alho pode ser esmagado e aplicado sobre articulações inflamadas, dores reumáticas,  gota,  pé-de-atleta, entorses,  picadas de insecto e feridas inflamadas.
Umas gotas de óleo de alho aquecido constitui um excelente remédio para curar otites.
 


Receita de xarope expetorante
Coloque uma cabeça de alho bem esmagada num frasco com mel, que por sua vez também tem propriedades antissépticas, tome uma a duas colheres de chá por dia, ou utilize externamente para cicatrizar e desinfetar feridas. Esta receita pode também ser efetuada substituindo o alho pela cebola e juntar gengibre em lascas e casca de limão.

A cebola, ingrediente básico de qualquer cozinha pode também ser utilizada em benefício da nossa saúde, é muito rica em sais minerais, vitaminas do grupo B, C e PP é um excelente antibacteriano, é também um anticoagulante do sangue,  hipogliceminante, muito recomendada a diabéticos.
No entanto não se devem guardar batatas perto das cebolas pois estas transmitem-lhes humidade fazendo-as espigar e apodrecer rapidamente. No entanto os espigos verdes das cebolas são perfeitamente comestíveis, saborosos e saudáveis, semelhantes ao cebolinho.

Receitas com cebola:
Colocar metade de uma cebola em rodelas ou inteira num pires e deixar perto da cabeceira onde estejam pessoas doentes, com tosse, gripe, febre, etc. De manhã deitar fora a cebola que terá atraído e absorvido as bactérias.




Infusão de casca de cebola biológica para a rouquidão
Em vez de descartar as cascas da cebola utilize-as em infusão para aliviar problemas relacionados com as cordas vocais.

Para tratar as otites: Coloque algumas rodelas de cebola externamente perto da orelha, aconchegue com um pano de lã ou algodão ligeiramente  aquecido e deixe ficar durante cerca de uma hora.
Espremer uma gota ou duas de cebola ou alho dentro do ouvido é um tratamento antigo e ainda usado para tratar otites.

O limão pela sua qualidade alcalinizante do organismo e pela sua riqueza em vitamina C, entre outras coisas. Ingrediente básico nas infusões de inverno.




O mel, pelo seu doce aconchego e pela infinidade de propriedades curativas a ele associadas. No entanto ao ser cozinhado ou utilizado como adoçante numa bebida demasiado quente estamos a destruir parte dos seus constituintes benéficos.

A curcuma por ser um excelente antioxidante e anti-inflamatório.
O gengibre por ser anti-viral, fluidificante do sangue, estimulante da circulação,  antibiótico, digestivo, etc.




Uma das coisas que trazem alguma alegria aos dias frios é sentar-se à lareira no aconchego de um chazinho, (aliás infusão), bem quentinho de gengibre mel e limão. (o mel adicionado no fim).