quinta-feira, 16 de agosto de 2018

ÁRVORES MEDICINAIS TROPICAIS E MUITO DELICIOSAS. AGENDA DE 2019 DE FERNANDA BOTELHO

 Tanta árvore de interesse medicinal e comestível. Não perdem pela espera da minha agemda para 2019 "Plantas medicinais tropicais"
A jaca foi a grande descoberta que fiz no Brasil.


Jaca Artocarpus heterophyllus Moraceae
Também conhecida por jaqueira ou jaca-da-bahia
Como descrever o sabor deste fruto? Um misto entre pinhão com notas de banana e anona. Talvez o mais tropical e exótico de todos os frutos que provei e adorei. Originário da Índia tropical ou da Índia e Malásia. Não é conhecida a data em que os portugueses a terão introduzido no Brasil mas sabe-se que em 1682 já era referida a sua existência na Bahia.
Garcia da Orta já a refere no seu “Colóquio dos Simples e Drogas da Índia” como sendo uma planta medicinal. Em Angola é frequente na mata cafeeira.
De alto valor nutritivo, é muito apreciado pela população local em São Tomé que a vende na beira da estrada, já cortada e preparada pois o seu manuseamento não é fácil devido ao latex branco, adstringente e abundante que escorre do caule e do pedúnculo e ao enorme tamanho dos frutos que chegam a pesar mais de 10 quilos. As sementes, de alto valor calórico e proteico, têm um sabor semelhante a castanhas ou a favas, depois de cozinhadas.





http://conexaoplaneta.com.br/blog/sete-arvores-pancs/

Sem comentários:

Enviar um comentário