domingo, 23 de setembro de 2018

Benefícios dos frutos e sementes de outono na RTP 1, Agora Nós

Coisas de outono! Falamos de marmelos, frutos da roseira-brava, girassóis, abóboras, lixo, reciclagem, pegadas ecológicas e outras coisas ambientais.


https://www.rtp.pt/play/p4223/e365879/agora-nos




O equinócio de outono marca a mudança do verão para o outono, nesse dia, dia 23 de Setembro (este ano) o dia é igual à noite e a partir daí começam os dias a ficar mais curtos e as noites mais longas.
O outono como se sabe é o grande tempo das colheitas, da abundância e generosidade da Natureza é importante saber colher e saber conservar. Ao preferirmos produtos locais e de época estamos a melhorar a nossa pegada ecológica.
Colhem-se agora sementes de funcho, de girassol , de abóbora, de roseira-brava, de aipo e de muitas outras coisas.
As abóboras são boas no combate à gota e ao reumatismo e um excelente digestivo. Actuam sobre o pâncreas estimulando a secreção de insulina.
Sopa de abóbora ajuda a combater insónias. Rica em Vitamina A. As sementes são muito recomendadas para inflamações da próstata devido ao alto teor em Zinco

Outono é tempo de preparação para o Inverno.

No meu quintal colho maçãs reinetas e faço puré que congelo para o resto do ano.
Colho também marmelos, frutos de roseira-brava que são uma grande fonte de vitamina C que nos faz falta no Inverno assim como o Zinco existente nas sementes de abóbora ajudando a combater gripes e constipações.

As sementes de girassol muito ricas em vitamina E e vitaminas do grupo B, são muito nutritivas, protegem o aparelho cardiovascular e o sistema nervoso, fortalecem os olhos e a textura das unhas.
Sementes de aipo muito diuréticas e alcalinizantes.
Sementes de funcho expetorantes e úteis no combate às cólicas intestinais, combinam bem com o puré de maçã e de marmelo.
 
Uvas, muito ricas em sais minerais e vitaminais A, B e C. Deve consumir-se a casca e mastigar-se a grainha, as uvas fortalecem os vasos sanguíneos, são tónicas, cardioprotetoras e purificantes do sangue.



Sem comentários:

Enviar um comentário