sexta-feira, 27 de março de 2020

As Capuchinhas na eliminação da tosse, bronquite e expetoração. Usos Medicinais e Culinários

Foto de Nuno Antunes
Tem capuchinhas no quintal e não sabe o que fazer com elas?
Colocar ALGUMAS folhas e flores numa salada, colocar as sementes num frasco esterilizado e vinagre de cidra, fará um excelente pickle semelhante a alcaparra, muito rico em vitamina C
Com as folhas pode também fazer wraps. envolvendo um refogado de legumes e /ou arroz e envolver na foha de capuchinha que não necessita de cozedura prévia.

È um planta anual da família da família das Tropaeolaceas, com o nome científico de Tropaeolum majus, conhecida em inglês por nasturtium.é na realidade um planta invasora dos jardins e hortas mas eu diria que é uma boa praga e uma excelente companheira de hortas e pomares ajudando e fortalecendo as árvores de fruto e hortícolas: quando plantada junto das abóboras, protege-as dos escaravelho, perto dos brócolos ajudam a afastar os afídeos, sob as pereiras protegem-nas dos afídeos lanosos, é também benéfica para as batateiras,couves e rabanetes, quando plantada nas estufas funcionam como repelente da mosca branca, caso aparecem sinais de pulgões nas chagas, é sinal de solo deficiente em calcário, para resolver este problema, polvilhe as capuchinhas com cal em pó.

As chagas gostam de solos pobres, podem ser trepadeiras ou rasteiras, desenvolvem-se bem em pleno sol ou meia sombra.

Para além de a poder cultivar em vasos como bonita planta ornamental, saiba que é uma planta medicinal de grande utilidade e que  a poderá utilizar ainda na culinária para grande deleite do seu paladar, podendo dar largas à sua criatividade na decoração de pratos e travessas pois as suas delicadas e alegres flores são comestíveis, assim como as folhas e sementes.Tem um sabor delicadamente apimentado e penetrante algo semelhante ao agrião,combina muito bem com salada fria de batata e queijo branco com cebolinho, oregãos,hortelã, tomilho ou alecrim ou em sandes como substituto da alface.
É muito rica em vitamina C, glicocinatos,ácido fosfórico e oxálico, enzimas e componentes antibióticos que não afectam a flora intestinal.


Uma infusão feita com as folhas frescas é muito útil na eliminação de tosse, catarro e bronquite, desobstrói as vias nasais e ajuda a eliminar expectoração.
Uma infusão de folhas e flores aumentam a resistência a infecções bacterianas e pode também ser utilizada externamente na desinfecção de feridas.
Útil ainda em lavagens para curar pequenas infecções genitais e urinárias.
Existem estudos que comprovam que as chagas ajudam a promover a formação de células vermelhas ajudando assim a combater a anemia.

2 comentários:

  1. dificil encontrar esta semente,já tive,só não sabia que era tão útil.

    ResponderEliminar
  2. A semente normalmente aparece um pouquinho mais tarde ou por vezes ao mesmo tempo tem flores, folhas e sementes. É muito fácil de encontrar por todo o lado e aí basta colher as sementes ou um pouco de planta com raiz e leva para o seu quintal.

    ResponderEliminar