quarta-feira, 24 de novembro de 2010

LINK PARA PROGRAMA DE RÁDIO



Nogueira ( Juglans regia) família das Juglandáceas

Utilizações


Os seus frutos muito nutritivos têm um delicioso sabor leitoso, sendo muito utilizados em culinária e pastelaria, dos mais tenros podem fazer-se conservas. Devido ao facto de ser um fruto seco muito energético é preferível consumi-lo na refeição da manhã e mastigar muito bem. O miolo de noz sofre uma rápida deterioração quando exposto à luz, ar, calor ou humidade.

Pode utilizar-se em molhos, sopas, saladas, queijos, omeletas, a acompanhar pratos de carne ou peixe, sobremesas e doces.

As nozes cozidas em mel tratam pessoas com cálculos urinários e a sopa de nozes esmagadas ajuda a combater o reumatismo.

No passado serviu para tratar a peste e o escorbuto, a noz quando consumida com uvas constitui um bom remédio contra a tosse.

É utilizada como antídoto de venenos., fadiga cerebral e nervosa, anemia, parasitoses intestinais, drena a pele e a circulação linfática, vermífuga, levemente laxativa, em uso externo as folhas da nogueira utilizam-se contra a leucorreia, certos equezemas, crostas de leite e queda de cabelo.

É um bom reconstituinte do organismo, indicado em casos de convalescença.

É recomendada aos trabalhadores intelectuais pela sua riqueza em fósforo e magnésio que são alimentos das células nervosas e cerebrais, a teoria das semelhanças» de Paracelso, indica a noz para reforçar o funcionamento cerebral (semelhança entre o encéfalo e a forma da noz).

A folha da nogueira contém uma substância antibiótica quando utilizadas em decocção funciona como bactericida para uso externo.

Em uso interno as folhas podem ainda ser utilizadas para combater diarreias, dispepsias hipossecretoras e transpiração excessiva.



Aqui fica então o link para ouvirem falar de Nozes e outras coisas mais, estará disponível até quarta feira.

https://rcpt.yousendit.com/996007037/9b168162f08579a771fd621e25672a29