terça-feira, 12 de agosto de 2014

Agenda 2015 "Hortas e jardins medicinais" Passatempo

Nas afinações finais, a minha agenda 2015 "Hortas e jardins medicinais" promete ter a capa mais bonita dos últimos seis anos.

Espreitam lá e não me venham dizer que estas papoilas estão muito clarinhas, pois não são papoilas, e a primeira pessoa a adivinhar o que são, ganhará uma agenda autografada.


 SINOPSE DA AGENDA 2015



Cada vez mais, as pessoas procuram refugiar-se entre plantas, o verde apazigua-nos a alma. Os jardins convidam à quietude e à contemplação. Cultivar uma horta, quer seja numa varanda, num terraço, num canteiro público ou no nosso próprio quintal tem ganho cada vez mais adeptos.
Foi nesse sentido que escolhi as 53 plantas que constam desta agenda. Quase todas são plantas do meu quintal, muitas são hortícolas como as couves, os rabanetes, beterraba, batata-doce, feijão, fava, cenoura, etc. com conselhos sobre cultivo, consociações, utilizações terapêuticas e culinárias. Inclui como não podia deixar de ser as aromáticas como o hissopo, a manjerona, o manjericão e até especiarias como a curcuma e o piripiri.
Algumas são plantas que servem para atrair borboletas e abelhas como é o caso da budleia, das dálias ou dos cosmos, outras escolhi-as pelo seu perfume e beleza como a brugmansia.
Espero mais uma vez que esta agenda/livro seja uma ferramenta útil e prática convidando-vos a uma comunhão mais profunda com o verde que nos rodeia.




11 comentários:

  1. Bom dia, quando e onde posso adquirir a sua agenda?
    Cps

    ResponderEliminar
  2. Tive ontem talvez duas horas a investigar que planta seria esta. Para grande frustração minha não consegui lá chegar.
    Deitei-me, rebolei na cama várias vezes. Mordi os lábios.
    Agora que me debrucei novamente sobre o assunto, fez-se luz! Linho vermelho?

    ResponderEliminar
  3. Parece-me ser um Lisianto ou Genciana- do- prado, ou Eustoma, mas em vermelho penso que nunca vi.
    Margarida Jordão

    ResponderEliminar
  4. Será Paeonia?
    Boas publicações!
    Zé Jardim

    ResponderEliminar
  5. Olá Fernanda como faço para obter um exemplar
    da agenda?
    Boa iniciativa.
    janicce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe nunca ter respondido mas passaram-me ao lado estas mensagens, os avisos de mensagem foram parar a outra caixa que não o inbox e pronto só agora é que vi.
      espero que já tenha adquirido a agenda há muito tempo.
      Um abraço

      Eliminar
  6. Se o nome comum não chega, cá vai o científico: Linum grandiflorum!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. rica em ácidos alfa-linoléico, que é um tipo de ácidos graxos de ômega-3. Ácidos graxos ômega-3 têm efeitos anti-inflamatórios. Estudos têm sugerido que os indivíduos que consomem mais ácidos graxos ômega-3 têm uma menor incidência de doença cardíaca ou colesterol alto. Será?

    ResponderEliminar
  8. Onde se pode obter um exemplar na zona de Leiria?

    ResponderEliminar