quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Workshop de plantas medicinais, raízes e sementes outonais.

Este vai ser um workshop muito prático onde iremos desenterrar algumas raízes e colher algumas sementes como por exemplo de amaranto ou de funcho, raízes de onagra, chicória ou dente-de-leão.

Aproveitando o entusiasmo da minha recente viagem ao Brasil partilharei convosco alguns dos tesourinhos botânicos trazidos do outro lado do Atlântico.


Falaremos do outono, comeremos castanhas, nozes, romãs, marmelos e outras iguarias outonais.

Descobriremos a versatilidade do uso das sementes e das raízes na nossa alimentação e nos tratamentos caseiros.
Ficarão a saber que com as sementes de amor-de-hortelão (Galium aparine) pode fabricar-se uma bebida tostada com saber a café?

As raízes das urtigas como são e para servem? Vamos lá desenterrar uma e descobrir.





Desenho de Sara Simões de um ramo de castanheiro


Levaremos para casa, para além do conhecimento e da vontade de nos aventurarmos no uso de novas plantas, algumas sementes e estacas dessas mesmas plantas para que as possam multiplicar e germinar nos vossos quintais ou varandas.

Desenho de Elizabete Henriques no nosso livro "O meu primeiro herbário de plantas medicinais" .

Desenho de Elizabete Henriques no nosso livro "O meu primeiro herbário de plantas medicinais" . 

Desenho de Elizabete Henriques no nosso livro "O meu primeiro herbário de plantas medicinais" .


Desenho de Elizabete Henriques no nosso livro "O meu primeiro herbário de plantas medicinais" . 


Sem comentários:

Enviar um comentário