domingo, 5 de novembro de 2017

Plantas do Brasil que me fascinam e que tive o privilégio de encontrar ao vivo. Quer saber mais sobre o colorau do Brasil?

Já ouviu falar do colorau brasileiro? Tive o prazer de encontrar esta árvore de pequeno porte mas de flores e cápsulas das sementes lindíssimas. Também é conhecida por vários outros nomes tais como açafrão, açafroa-da-bahia, anoto, colorau,uru-uva, açafroa-indígena.

Bixa orellana Urucu

 Desde os tempos mais remotos que os povos indígenos do Brasil usam o pigmente das sementes de urucu para , como ornamento mas também como proteção contra insetos e queimaduras solares. No nordeste do Brasil é usada como corante de alimentos.

Bixa orellana Urucu

Na primeira expedição ao Brasil em 1500, em carta encaminhada à coroa portuguesa, já eram feitas referências às pinturas feitas com urucum pelos indígenas da costa da Bahia.
As sementes são referidas na literatura etnofarmacológica como medicação para tratar problemas de estômago, anti diarreica, antipirética, tónica do aparelho gastrointestinal, tratamento de gripes e constipações. Era usado na forma de chá ou macerado em água fria ou ainda em xarope para aliviar faringites e bronquites.....(In Lorenzi, Harri e Matos Abreu, F. J. Plantas Medicinais do Brasil Nativas e Exóticas)

Bixa orellana Urucu

Sem comentários:

Enviar um comentário