domingo, 14 de janeiro de 2018

Plantas medicinais, plantas aromáticas, plantas comestíveis, plantas tintureiras e muita gente entusiasmada e com vontade de conhecer de mais perto este fantástico mundo das PLANTAS

Saudar com respeito, reconhecer e agradecer às plantas, ao senhor da chuva que nos permitiu fazer o passeio sem grandes molhas.

  
Calaminta (Calamintha nepeta)

 Levar um cesto e saber colher com cuidado, atenção e orientação, aprender a distinguir o que é comestível do que é tóxico.
Querem saber o que leva ela na alcofa? Leva muitas urtigas, verdinhas, soculentas e prontas a ser usadas em batidos, sopas ou omeletes. Provámo-las cruas e sabiam bem. Também leva umbigos-de-vénus (Umbelicus rupestris)
E na mão o que segura?  Erva-das-azeitonas ou Calaminta (Calamintha nepeta)
Para que serve? Para temperar azeitonas mas também para problemas digestivos e dores menstruais devido principalmente ao composto pulegona também encontrado nos poejos Mentha pulegium. É um estimulante uterino e portanto abortiva, não recomendada a grávidas.
 
Calendula arvensis

Calêndula arvensis pousada num belo caderno de campo.
Para que serve a calêndula? para cicatrizar feridas e tratar vários problemas de pele.
Para que servem estes grupos de pessoas?
Para perceber que partilhar este conhecimento das plantas medicinais é útil e contagia muita gente: Chefs de cozinha, médicos, aprendizes de naturopatia e simples amantes da Natureza.


Disfrutamos também da paisagem à volta de Colares sempre ou quase sempre com belas vistas e grande diversidade de plantas.
O que encontramos?
Morugem (Stelaria media), chagas (Tropaeolum majus) ou capuchinhas, labaças (Rumex crispum), cavalinha (Equisetum sp), silvas (Rubus fruticosus), azedas (Oxalis sp), sobreiros (Quercus suber), prunela (Prunela vulgaris), calaminta (Calamintha nepeta), ipomeia (Ipomea sp), trompete-de-anjo (Brugmansia sp), dedaleira (Digitlis purpurea), tintureira (Phitolaca americana), sabugueiro (Sambucus nigra),dragoeiro ( Dracaena draco) castanheiros (Castanea sativa) e nem me lembrei de dizer que as folhas dos castanheiro também são medicinais. E outras tantas que não me recordo.


Tintureira (Phitolaca americana)