domingo, 9 de agosto de 2020

Fernanda Botelho // Hipericão. Analgésico e ansiolítico. Muito eficaz no alívio da dor ciática.




Desde a antiguidade que o hipericão é considerado uma planta protectora de vários males físicos, psicológicos e mágicos.Muito associada a rituais de maus-olhados, fertilidade, feitiços e magia. Na Europa Medieval, por altura do S.João, acendiam-se grandes fogueiras à volta das quais se dançava com grinaldas de hipericão na cabeça, essas grinaldas eram depois lançadas para cima dos telhados das casas para assegurar colheitas abundantes e proteger o gado contra feitiços e mau-olhado.
Os Assírios, durante as suas cerimónias penduravam hipericão por cima das portas para se protegerem contra as tempestades e contra as almas do outro mundo.
Os guerreiros Medievais, só eram admitidos nos torneios depois de jurarem que não traziam consigo nenhum pé de hipericão, com o qual ficariam em vantagem desleal.
Não é por acaso que o hipericão é tradicionalmente colhido por alturas do solstício de Verão (21 de Junho) ou do S.João (24 de Junho), quando as forças do dia e da noite se equilibram, é nessa altura também que o hipericão tem mais activos os seus princípios curativos, as flores amarelas e brilhantes representam os raios de sol e estão portanto muito associadas às colheitas, ao bom tempo e à luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário