Os frutos e as raízes são utilizados como diuréticos, em inflações geniturinárias, cistite, problemas de gota e reumático, externamente em queimaduras e inflamações cutâneas e como cicatrizante.
Produz uma reação alcalina no sangue, é anti-espasmódico, carminativo, tónico digestivo, ajuda a eliminar o ácido úrico, é hipotensor e afrodisíaco, ajuda a combater o mau-hálito.
A sua raiz faz parte de um xarope diurético, xarope das cinco raízes, em associação com funcho, gilbarbeira, salsa e espargo.
Culinária
O aipo verde é utilizado na Holanda e Bélgica como nós usámos a salsa, como guarnição ou misturado nos pratos antes de servir, Em frança vende-se como erva aromática para sopas, na Grécia utiliza-se em pratos de peixe e estufados. O aipo-chinês é utilizado como condimento e como legume, os caules são cortados e usados em alimentos fritos
Muito bom, obrigado pela partilha
ResponderEliminarEu uso ele em saladas, refugados, batido com leite e fruta, batido aguoso com limão ou lima e gelo (fica otimo), e claro para ketchup caseiro!
ResponderEliminarAbre o apetite e ajuda a emagrecer na versão de batidos.
Eu uso ele em saladas, refugados, batido com leite e fruta, batido aguoso com limão ou lima e gelo (fica otimo), e claro para ketchup caseiro!
ResponderEliminarAbre o apetite e ajuda a emagrecer na versão de batidos.