sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Fernanda Botelho // Aipo ou salsão um dos melhores diuréticos e alcalinizantes do organismo

Os frutos e as raízes são utilizados como diuréticos, em inflações geniturinárias, cistite, problemas de gota e reumático, externamente em queimaduras e inflamações cutâneas e como cicatrizante.

Produz uma reação alcalina no sangue, é anti-espasmódico, carminativo, tónico digestivo, ajuda a eliminar o ácido úrico, é hipotensor e afrodisíaco, ajuda a combater o mau-hálito.

A sua raiz faz parte de um xarope diurético, xarope das cinco raízes, em associação com funcho, gilbarbeira, salsa e espargo.

 

Culinária

O aipo verde é utilizado na Holanda e Bélgica como nós usámos a salsa, como guarnição ou misturado nos pratos antes de servir, Em frança vende-se como erva aromática para sopas, na Grécia utiliza-se em pratos de peixe e estufados. O aipo-chinês é utilizado como condimento e como legume, os caules são cortados e usados em alimentos fritos

3 comentários:

  1. Eu uso ele em saladas, refugados, batido com leite e fruta, batido aguoso com limão ou lima e gelo (fica otimo), e claro para ketchup caseiro!
    Abre o apetite e ajuda a emagrecer na versão de batidos.

    ResponderEliminar
  2. Eu uso ele em saladas, refugados, batido com leite e fruta, batido aguoso com limão ou lima e gelo (fica otimo), e claro para ketchup caseiro!
    Abre o apetite e ajuda a emagrecer na versão de batidos.

    ResponderEliminar