quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Fernanda Botelho // Pilriteiro Plantas para combater a ansiedade, os ataques de pânico, as arritmias e fortalecer o coração.

Tanto as folhas como as flores ou as bagas apresentam propriedades medicinais. As bagas são fortemente antioxidantes que protegem o tecido celular e fortificam os tecidos do coração.

Contém ainda flavonóides (rutina e quercetina), triterpenoides, glicósidos cianogénicos, aminas, trimetilamina, só nas flores, polifenóis, cumarinas e taninos, histamina e vitamina C.

 

O pirliteiro é utilizado para tratar uma variedade de problemas cardíacos e de circulação sanguínea, o alto teor em bioflavonóides relaxam e dilatam as artérias, sobretudo as coronárias e periféricas, isto aumenta a irrigação sanguínea do músculo cardíaco e atenua os sintomas da angina de peito, os bioflavonóides também são anti-oxidantes o que evita ou reduz a degeneração dos vasos sanguíneos.

Uma das características extraordinárias desta árvore é a sua acção normalizadora do batimento cardíaco sendo portanto muito útil no tratamento de arritmia, tonifica o coração, sendo uma grande ajuda em casos de corações cansados e debilitados por exemplo depois de intervenções cirúrgicas, ajudando também a regular e equilibrar a tensão arterial, age de uma forma eficaz e segura mas não agressiva, é também vasodilatador de uma forma suave, o chá feito com as folhas e tomado regularmente(duas a três chávenas por dia) durante um ou dois meses, protege o coração,  melhora a circulação, estabiliza os níveis de colagénio e tem uma acção ligeiramente adstringente, combate a arteriosclerose, em forma de gargarejos alivia dores de garganta, combinado com o gingko biloba, melhora a memória ao estimular a circulação sanguínea do cérebro fazendo aumentar a quantidade de oxigénio que lhe fornece, combate ainda problemas de insónias de origem nervosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário